19.7.08

Territórios de Transição #4_EMPTY CITIES_LUÍS CAMPOS






















19 Julho_21 Setembro 2008
Governo Civil de Lisboa [Galeria de Exposições Temporárias]



«A unicidade do trabalho de Luís Campos, o percurso da carreira e a sua evolução permitem considerar que é chegado o momento de proporcionar uma visão alargada da sua obra, razão pela qual se organiza a iniciativa LUIS CAMPOS > Obras 1982_2008 > Fotografia & Vídeo que aproveita a existência de Corpos-de-Trabalho singulares e explora a fragmentação dos locais de exposição como uma mais valia que urge potenciar como um Percurso, um Itinerário e uma Rota. Esta Transversalidade do projecto convoca a aptidão do visitante para satisfazer a sua necessidade de conhecimento (cultural), o fascínio pela procura do lugar (patrimonial), a ocupação dos seus tempos de lazer (turístico) e a apetência pela descoberta dos sentidos (gastronómicos).
A adesão a este projecto do Governo Civil de Lisboa, do Centro Cultural de Cascais_Fundação D. Luis I, do CAS_Centro de Artes de Sines, do Museu da Luz/Aldeia da Luz, do MACE_Museu de Arte Contemporânea de Elvas/Colecção António Cachola e da Fundação António Prates/Ponte de Sor é uma promissora parceria pois coloca Lisboa, Cascais e o Alentejo numa situação de eficaz cumplicidade territorial fazendo emergir uma sólida e pertinente política cultural baseada, por um lado, na intenção perspicaz da arquitectura contemporânea contribuir para a renovação urbana e, por outro, da cultura contribuir para a revitalização de zonas anteriormente carenciadas de equipamentos agora nitidamente com vocação regional, nacional e, mesmo, internacional. Esta oportunidade foi conseguida graças a um projecto que articula diversas áreas e disciplinas, desde a fotografia e vídeo (parte integrante da exposição de Luís Campos) mas também, e de modo transversal, do turismo cultural, do património edificado, dagastronomia e do vinho que marcam de forma imperativa uma região que produz uma rara mas autêntica capacidade criadora e onde a tradição se associa à inovação. Estão, deste modo, criadas as condições para o aparecimento de uma Rede e de uma Parceria que promete poder ter continuação num próximo futuro, pela organização de um Projectode  Continuidade capaz de implementar a afirmação de um Itinerário Cultural único em Portugal.» [LUÍS SERPA] LFMS>21051948_1012008, Lisboa

Obras Expostas/ Exhibited works:
> Da Série/From the Series “EMPTY CITIES”, 1983-2008 [# L.C. 01/83_08]
Brometo de Prata sobre papel/Gelatin Silver Print, 100 x 100 cm
Edição de/Edition of 3 + P.A./A.P. + P.E./E.P., Prova/Proof 1/3
> Da Série/From the Series “EMPTY CITIES”, 1983-2008 [# L.C. 03/83_08]
Brometo de Prata sobre papel/Gelatin Silver Print, 100 x 100 cm
Edição de/Edition of 3 + P.A./A.P. + P.E./E.P., Prova/Proof 1/3
> Da Série/From the Series “EMPTY CITIES”, 1983-2008 [# L.C. 04/83_08]
Brometo de Prata sobre papel/Gelatin Silver Print, 100 x 100 cm
Edição de/Edition of 3 + P.A./A.P. + P.E./E.P., Prova/Proof 1/3
> Da Série/From the Series “EMPTY CITIES”, 1983-2008 [# L.C. 05/83_08]
Brometo de Prata sobre papel/Gelatin Silver Print, 100 x 100 cm
Edição de/Edition of 3 + P.A./A.P. + P.E./E.P., Prova/Proof 1/3
> Da Série/From the Series “EMPTY CITIES”, 1983-2008 [# L.C. 08/83_08]
Brometo de Prata sobre papel/Gelatin Silver Print, 100 x 100 cm
Edição de/Edition of 3 + P.A./A.P. + P.E./E.P., Prova/Proof 1/3
Brometo de Prata sobre papel/Gelatin Silver Print, 100 x 100 cm
Edição de/Edition of 3 + P.A./A.P. + P.E./E.P., Prova/Proof 1/3