17.9.10

Anunciando ja-project Newsletter 01/10




















A GALERIA LUÍS SERPA PROJETOS, em cooperação com O MUSEU TEMPORÁRIO_Projeto[s] de Engenharia Cultural e ASSOCIAÇÃO INDUSCRIA_Plataforma para as Industrias Criativas, tem o prazer de anunciar o lançamento do ja-project, uma plataforma colaborativa estabelecida pelos arquitetos Jutta Rentsch e André Serpa.



O PROJETO
O ja-project foi fundado em 2010 por Jutta Rentsch e André Serpa, com o objetivo de combinar as práticas de Arquitetura, Design e Visualização 3D, criando um processo transdisciplinar e uma estrutura open office. O conceito baseia-se em parcerias no âmbito das Indústrias Criativas e colaborações em curso com arquitetos e designers. Tendo a Arquitetura e a Visualização 3D como core business, o ja-project organiza e produz também Eventos e Exposições como Actividades de Extensão. É uma parceria qualificada, dedicada e profissional, trabalhando para assegurar os mais altos padrões de qualidade, mantendo sempre uma comunicação próxima com Clientes e Parceiros.
ja-project é parceiro d’O MUSEU TEMPORARIO, Lisboa.

QUEM
Jutta Rentsch [Ruesselsheim, Alemanha,1978]
Antes de fundar o ja-project, trabalhou durante três anos como carpinteira em Mainz [Alemanha]. Em 2001, prosseguiu a sua carreira estudando Arquitetura em Wiesbaden, [Alemanha]. Enquanto estudante estagiou no atelier Mecanoo Architects em Delf [Países Baixos] e no atelier Skidmore Owings & Merrill LLP em Nova Iorque [EUA], onde ficou a trabalhar posteriormente. Em 2008, após concluir com sucesso os seus estudos também no atelier Peter Gluck and Partners Architects, Nova Iorque, onde permaneceu até 2010.

André Serpa [Lisboa, Portugal,1974]
Antes de fundar o ja-project, licenciou-se em Arquitetura na Universidade Lusíada, em Lisboa, Portugal [2001]. Após concluir os seus estudos, co-fundou a Sobreloja Arquitetos, em Lisboa, Portugal [2002]. Antes de partir para os Estados Unidos da América, em 2007, trabalhou como arquiteto e como designer em Visualização 3D para vários ateliers como João Paciência, Promontório Arquitectos e ZT Arquitectos. A convite de Robert Wilson e, ainda em 2007, frequentou o programa de Verão na Watermill Foundation [EUA], onde coordenou workshops, participando em simultâneo em diversos projectos artísticos. Até 2008, trabalhou como Designer em Visualização 3D no atelier Skidmore Owings & Merrill LLP, Nova Iorque e, até 2010, no atelier Peter Marino Architects, Nova Iorque [EUA].


AS INICIATIVAS
2.1 A INAUGURAÇÃO terá lugar na GALERIA LUÍS SERPA PROJECTOS, em Lisboa [Portugal], a 25 Setembro 2010 [Sábado], das 17h00 às 21h00. Incluirá bebidas e música.

2.2 O VORONOI PROJECT consiste numa “mesa” projectada pelo ja-project. Trata-se de uma instalação temporária, que se transforma e se ajusta dinamicamente aos Eventos e Trabalhos em Desenvolvimento, ora em disposição de escritório, ou ilhas para reuniões e palestras ora num objeto-de-arte. A instalação em si, torna-se uma plataforma participativa para residentes, convidados, parceiros, clientes e público em geral que podem trabalhar e interagir entre si.

2.3 Um dos eventos planeados, inclui a série de Palestras [Talks] ‘post2000TALKS’, em colaboração com o Grupo de Reflexão NOGO, sedeado em Lisboa [Portugal]. O ciclo que terá como tema a Arquitetura, inicia-se em Lisboa, durante o Outono 2010, em paralelo com os dois importantes eventos na cidade: a Trienal Internacional de Arquitetura de Lisboa 2010 e a exposição Harvard GSD’s 'Ecological Urbanism', tendo como objetivo a troca de experiências a nível global. Os Convidados representam a geração de jovens profissionais que iniciaram a sua prática de escritório/ pesquisa a partir do ano 2000. O Programa é definido por um alinhamento contínuo de Palestras [Talks], Apresentações de Projectos e Debates.

Oradores Convidados:
#1 OnOffice, 12 Outubro 2010, Terça-feira, das 18h30 às 21h00
#2 Zoetrope Studio, 23 Novembro 2010, Terça-feira, das 18h30 às 21h00
#3 Isabelle Bentz & Marc Schmit, 25 Janeiro 2011, Terça-feira, das 18h30 às 21h00
#4 WEST 8 [por Christian Gausepohl], 22 Fevereiro 2011, Terça-feira, das 18h30 às 21h00

Informação detalhada em:


OS PARCEIROS
3.1 GALERIA LUIS SERPA PROJECTOS é um projecto fundado por Luís Serpa no início dos anos oitenta. Desenvolvida como um modelo original de Galeria de Arte foi considerada um case study por combinar sistematicamente a pintura, escultura, desenho, instalação, fotografia, vídeo, design e arquitetura. Contribuiu para a internacionalização de artistas como Cristina Iglesias, Juan Muñoz, José María Sicilia, Ferran Garcia Sevilla, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis e Jorge Molder, entre outros. Reconhecidos artistas internacionais foram apresentados em Portugal tais como Leiko Ikemura, Joseph Kosuth, Gerhard Merz, Michelangelo Pistoletto, Gilberto Zorio, Hamish Fulton, Robert Wilson, Robert Mapplethorpe, Marie-Jo Lafontaine, Craigie Horsfield, Boyd Webb, John Coplans e/ou Cindy Sherman.

3.2 O MUSEU TEMPORÁRIO, é um projecto de engenharia cultural, concebendo, coordenando e produzindo Conteúdos para Eventos ou para Equipamentos Culturais, colaborando com Galerias, Centros Culturais e Museus (em Portugal e no Estrangeiro), estabelecendo-se como um genuíno Centro Gerador de Ideias. Elabora ainda Planos Estratégicos em diversas áreas, colaborando com Entidades Públicas no âmbito da Revitalização Urbana e com Privados em Coaching Criativo. Para Museus e Centros de Arte, Conferências e Convenções, Feiras, Exposições e Espectáculos, Empresas e Organizações Públicas disponibiliza apoio especializado e equipamento técnológico avançado idealmente adequados à realização de qualquer projeto na área multimédia e audiovisual.

3.3 ASSOCIAÇÃO INDUSCRIA é uma Plataforma Para as Indústrias Criativas como [Arquitetura, Artes Visuais e Antiguidades, Televisão e Rádio, Artes Performativas, Cinema e Vídeo, Design Edição e Escrita, Moda, Música, Software Educacional e de Entretenimento, Publicidade e Gastronomia] VER BLOG INDUSCRIA E NORMALIZAR, destinada a lançar novos talentos e projetos inovadores, compatibilizando Arte, Tecnologia e Empreendedorismo.

3.4 NOGO é uma Plataforma para Arquitectura & Arte Contemporânea sedeada em Lisboa, [Portugal]. O seu objectivo é a divulgação e exibição de nova produção no domínio das Artes Visuais e da Arquitectura Emergente a nível nacional e internacional. Através da sua transversalidade temática, NOGO propõe uma programação dinâmica e diversificada produzindo exposições, visualizações, palestras e publicações de diferentes projectos artísticos, culturais, experimentais e de pesquisa. A sua estrutura é composta por um núcleo de comissários residentes, recebendo comissários convidados para eventos pontuais. Baseada numa filosofia de agregação transdisciplinar, NOGO procura estabelecer parcerias com outras entidades, plataformas e produtoras no âmbito das suas áreas de interesse. NOGO é uma marca registada e uma Associação Cultural sem fins lucrativos fundada por Pedro Duarte Bento em 2009.
[in http://nogo-studio.blogspot.com]