28.1.11

POST2000TALKS_West8 por/ by Christian Gausepohl





















Após o enorme sucesso da primeira das POST2000TALKS, a GALERIA LUÍS SERPA PROJECTOS tem o prazer de anunciar a terceira Conversa [TALK], apresentando o Christian Gausepohl do WEST8 no dia 22 de Fevereiro, Terça-feira, pelas 19h00. As POST2000TALKS são organizadas por JA-PROJECT e think-tank NOGO, ambos sedeados em Lisboa, Portugal.

2. Oradores Convidados
#3. WEST8 apresentado por Christian Gausepohl [Países Baixos] I “portfolio”
22 Fevereiro 2011, Terça-feira, das 19h00 às 21h00

Sobre WEST 8:

O orador convidado Christian Gausepohl, um arquiteto projetista no West 8, apresentará o seu atelier internacional de Design Urbano e Arquitectura Paisagista, sedeado em Roterdão, Países Baixos. Após a sua licenciatura em 2003, Christian apurou as suas técnicas de trabalho em diversos ateliers de arquitetura dentro e fora da Alemanha. Desde 2005 trabalha como arquitecto e designer paisagista no West 8, onde tem participado em muitos projectos de prestígio internacional.

Com uma abordagem multidisciplinar a complexas questões de design, o West 8, tem uma vasta experiência em projectos e design urbanos em larga-escala tais como intervenções paisagísticas, projectos ribeirinhos, parques, praças e jardins por todo o mundo. A abordagem à produção da natureza acontece de duas formas diferentes, mas tipicamente holandesas: primeiro, tomando a abordagem clássica de um engenheiro civil e levando-a até ao paisagismo criativo, uma lógica baseada na utilidade e na necessidade; segundo, por ser holandês o atelier West 8 está dentro de uma tradição paisagista que lhe confere identidade, compreendendo por isso a necessidade para a criação de símbolos na produção de paisagens. Este método antecipa uma nova natureza, uma “segunda natureza” de paisagens construídas que respondem à procura pragmática (gestão hídrica, crescimento populacional, congestionamento de tráfego) e reforça a cultura na qual se inserem e à qual pertencem (identidade, símbolos, expressão). Numa demarcação entre a demolição do antigo e instalação de uma metodologia de engenharia ou a instalação do corrente paradigma de preservação e protecção, eles adicionam e expressam novas naturezas. Estando convictos de que o verdadeiro futuro do debate actual acerca da sustentabilidade não assenta num diálogo político ou filosófico acerca do que protegemos ou de como o sustentar, o West 8 concentra-se em como conceber activamente novas ecologias, criando terrenos e colorindo-os: em muitos aspectos, esta é a alma da cultura holandesa. WEB: http://west8.nl/
 
 
Próxima Conversa [TALKS]:
#4. Isabelle Bentz [Suiça] I “open format”
29 Março 2011, Terça-feira, das 19h00 às 21h00


3. ONDE
Galeria Luis Serpa Projectos
Rua Tenente Raul Cascais 1B
1250-268 Lisboa, Portugal


4. CONTACTOS
[+ 351] 91 639 2712
[+ 351] 96 255 7442


5. A ORGANIZAÇÃO
JA-PROJECT é um estúdio de Arquitectura, Design e Visualização 3D sedeado em Lisboa. Foi fundado, em 2010, por Jutta Rentsch e André Serpa numa parceria com O MUSEU TEMPORÁRIO, com o objectivo de combinar as práticas de Arquitectura, Design e Visualização 3D, criando um processo transdisciplinar e uma estrutura open office. O conceito baseia-se em parcerias no âmbito das Indústrias Criativas e colaborações em curso com arquitectos e designers. Tendo a Arquitectura e a Visualização 3D como core business, o JA-PROJECT organiza e produz também Eventos e Exposições como Actividades de Extensão. Dado que, antes de fundarem JA-PROJECT, ambos os sócios trabalharam para ateliers de renome internacional, construíram ligações com muitos parceiros inovadores e criativos pelo mundo inteiro, expandindo, desta forma o seu âmbito de intervenção.

NOGO THINK-TANK AND PROJECT-ROOM é uma Plataforma para Arquitectura & Arte Contemporânea sedeada em Lisboa [Portugal]. O seu objectivo é a divulgação e exibição da nova produção no domínio das Artes Visuais e da Arquitectura Emergente a nível nacional e internacional. Através da sua transversalidade temática, NOGO propõe uma programação dinâmica e diversificada produzindo exposições, visualizações, palestras e publicações de diferentes projectos artísticos, culturais, experimentais e de pesquisa. A sua estrutura é composta por um núcleo de comissários residentes, recebendo também convidados para eventos pontuais. Baseada numa filosofia de agregação transdisciplinar, NOGO procura estabelecer parcerias com outras entidades, plataformas e produtoras no âmbito das suas áreas de interesse. NOGO é uma marca registada e uma Associação Cultural sem fins lucrativos fundada por Pedro Duarte Bento em 2009.
 
 
6. O ANFITRIÃO:
GALERIA LUIS SERPA PROJECTOS foi fundada por Luís Serpa no início dos anos oitenta. Desenvolvida como um modelo original de Galeria de Arte, foi considerada um case study por combinar sistematicamente a pintura, escultura, desenho, instalação, fotografia, vídeo, design e arquitectura. Contribuiu para a internacionalização de artistas como Cristina Iglesias, Juan Muñoz, José María Sicilia, Ferran Garcia Sevilla, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis e Jorge Molder, entre outros. Reconhecidos artistas internacionais foram apresentados em Portugal tais como Leiko Ikemura, Joseph Kosuth, Gerhard Merz, Michelangelo Pistoletto, Gilberto Zorio, Hamish Fulton, Robert Wilson, Robert Mapplethorpe, Marie-Jo Lafontaine, Craigie Horsfield, Boyd Webb, John Coplans e/ou Cindy Sherman.


7. OS PARCEIROS:
7.1 O MUSEU TEMPORÁRIO concebe, coordena e produz Conteúdos para Eventos ou para Equipamentos Culturais, colaborando com Galerias, Centros Culturais e Museus (em Portugal e no Estrangeiro), estabelecendo-se como um genuíno Centro Gerador de Ideias. Elabora, ainda, Planos Estratégicos em diversas áreas, colaborando com Entidades Públicas no âmbito da Revitalização Urbana e com Privados em Coaching Criativo. Para Museus e Centros de Arte, Conferências e Convenções, Feiras, Exposições e Espectáculos, Empresas e Organizações Públicas, disponibiliza apoio especializado e equipamento tecnológico avançado idealmente adequados à realização de qualquer projecto na área multimédia e audiovisual.



7.2 INDUSCRIA é uma Plataforma Para as Indústrias Criativas [Antiguidades e Património, Artes Performativas e Entretenimento, Artes Visuais, Arquitectura, Cinema e Vídeo, Design, Escrita e Edição, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Software Educacional e Lazer, Televisão e Rádio] destinada a lançar novos talentos e projectos inovadores, compatibilizando Arte, Tecnologia e Empreendedorismo.